Entrevista à Drª Joana Brito, da Clínica Veterinária Bola de Pêlo 30.01.2014

Bola de Pêlo é um nome muito sui generis e é um fiel retrato desta clínica veterinária. Basta dar uma espreitadela no site https://www.boladepelo.pt/ para confirmar que muitas bolinhas de pêlo passam por aqui. A diretora clínica, Drª Joana Brito, explicou-nos quais são os serviços prestados e as acções de sensibilização em vigor, bem como os cuidados a ter com os nossos animais de companhia nos meses mais frios.

Com uma localização estratégica, quais são os serviços que a Clínica Veterinária Bola de Pêlo proporciona aos seus clientes?

É verdade. Estamos localizados num triângulo muito perto dos três concelhos (Sintra, Oeiras e Cascais), já que a nossa clínica fica em Varge Mondar, Albarraque. A nossa equipa é composta por quatro pessoas e atuamos nas áreas da vacinação, consultas, exames complementares, Rx, banhos e tosquias, cirurgia, internamento, domicílios e urgências, e ainda na venda de produtos e rações veterinárias.

O vosso lema de trabalho é «Amigos para sempre!». O vosso site tem, inclusive, uma área dedicada à saúde animal e a casos clínicos. Os clientes estão conscientes da importância da prevenção para que os seus animais de companhia vivam mais tempo?

Felizmente, os donos estão cada vez mais conscientes dos cuidados que devem ter com os seus animais. E o facto de falarmos abertamente sobre a saúde animal e de expormos casos clínicos que tivemos a nosso cuidado é uma forma de educarmos os nossos clientes. Ao mesmo tempo, as pessoas que derem importância a esse tipo de conteúdos, tornam-se fiéis a nós. Queremos clientes informados e que procuram sempre estar a par de dicas e coisas básicas que devem fazer pelos seus animais.

Mensalmente, colocam em prática acções de sensibilização direcionadas várias áreas de intervenção na saúde animal. Quais são os temas abordados?

Já tivemos a do cão sénior. Janeiro é o mês da saúde oral. Dedicar-nos-emos, em breve, à esterilização, à identificação eletrónica, entre outras.

Já que estamos no Inverno, há algum alerta que queira deixar aos donos em termos dos cuidados a ter com os animais de companhia no tempo mais frio?

Os donos devem resguardá-los do frio e ter atenção aos animais mais jovens, bem como aos animais mais velhos, que estão sempre mais sujeitos a apanhar infeções respiratórias e outras infeções oportunistas associadas. Com o frio podem também surgir problemas articulares. Há animais que devem estar dentro de casa ou então vestidos com roupa adequada. Importante também é não exagerar muito nos passeios por causa das baixas temperaturas, e, se necessário, utilizar condroprotetores (medicação para problemas nas articulações).