Entrevista ao Dr. Luís Carvalho, Hospital Veterinário da Marinha Grande 06.11.2013

O Hospital Veterinário da Marinha Grande (HVMG), gerido pelo Dr. Luís Carvalho, possui um hotel para gatos a lembrar o «Big Brother». Mas não é só neste campo que revela a sua originalidade. O site desta clínica tem uma área de «Classificados» onde um cão ou um gato podem procurar (e encontrar) companheiros amorosos. Espreite esta entrevista para perceber tudo!

A Clínica Veterinária da Marinha está equipada para realizar endoscopias aos animais de companhia, em caso de necessidade. É uma técnica já muito em voga?

É uma tendência e um bom investimento, porque se trata de uma técnica menos invasiva. É um procedimento mais dispendioso do que outros e causa algum dilema nas pessoas, por ainda não perceberem bem se valorizam mais uma técnica menos invasiva ou não. De qualquer modo, sim, é uma tendência.

Para além dos serviços de clínica geral, análises clínicas, electrocardiografia ou raio-x, entre outros, também realizam necrópsias. Os donos costumam solicitar este serviço?

Fazêmo-lo só quando os clientes pedem, para determinar a causa da morte do animal de companhia. É um serviço com mais um custo e há pessoas que preferem não o ter. Mas acontece, sim.

Há algum cuidado especial que os donos devem ter nesta época do ano com os seus animais de companhia?

Os cuidados de profilaxia médica habituais, como a vacinação e a desparasitação interna e externa. No entanto, é de alertar que, a partir desta altura, aumenta a probabilidade de os animais sofrerem de esgana por causa do frio. Ao mesmo tempo, aumenta a probabilidade de terem problemas dermatológicos, com as casas mais húmidas.

No site do HVMG, existe uma área de Classificados. Em que consiste?

Temos uma base de dados importante, que facilita a identificação, por exemplo, de um labrador que procura uma namorada e ainda não a encontrou. Temos milhares de animais registados, desde 1997. Com a nossa Intranet, podemos facilmente perceber se temos o animal com a particularidade pretendida pelo cliente.

O HVMG disponibiliza, igualmente, um Hotel destinado em exclusivo a gatos, com uma série de mordomias. Como funciona?

As pessoas adoram a ideia, porque temos câmaras tipo «Big Brother». Depois de fazerem o check-in do animal de companhia, é atribuído ao dono um username e uma password. Depois, através desse acesso, pode visualizar o seu gatinho, a partir de qualquer parte do mundo. É, sem dúvida, um serviço diferenciado.