Entrevista Setembro 26.09.2012

Clínica Veterinária das Nações Unidas – Lisboa Junto à Avenida das Nações Unidas, em Lisboa, a Clínica Veterinária das Nações Unidas conta com uma equipa de três veterinários e dois auxiliares. De entre as várias especialidades a que a clínica se dedica, o Dr. Paulo Sousa destaca a dermatologia. Tal como os humanos, há cada vez mais animais com problemas de pele. E, se voltou recentemente de férias, anote na agenda que esta é a altura própria para a desparasitação interna do seu animal de companhia.

Quais são as especialidades da Clínica Veterinária das Nações Unidas que destaca, para além dos serviços habituais de vacinação, desparasitação, etc.?

Diria que, sobretudo, medicina interna, cirurgia geral e dermatologia.

Há muitos animais de companhia com problemas de pele?

Sim, tal como nos humanos, sofrem cada vez mais de alergias. Os donos deverão estar atentos à queda de pêlo, pele irritada, escamação, eczemas do focinho ou das patas.

O que pode provocar essas alergias?

A origem pode ser alimentar. Mas também existem as chamadas atepias. Não sabemos qual é a sua causa, sendo que a influência do meio ambiente e os ácaros, por exemplo, podem ter influência.

A clínica dispõe de um serviço de urgência?

Sim, para os nossos clientes, através de um número de telemóvel. Se a situação for mais grave do que uma urgência que a legislação nos permite, enquanto clínica, atender, e o animal precisar de ficar internado, orientamo-lo para um hospital veterinário. De resto, estamos abertos de segunda a sábado, das 10h30 às 13h30 e das 15h30 às 20h30.

Agora que o Verão terminou, há algum cuidado especial que os donos devam ter com os animais de companhia, em termos de desparasitação?

Geralmente, quando as pessoas regressam das férias, é aconselhável efectuar a desparasitação interna do animal. Isto porque, num ambiente de férias, é natural que os cães e gatos tenham andado mais na rua e tenham apanhado pulgas que poderão originar parasitas internos no intestino. A desparasitação externa será quase sempre mensalmente, visto que, se no Verão há o perigo das pulgas e carraças, no Inverno há pulgas que se instalam no ambiente e estão em permanente contacto com os animais. Ainda assim, o calendário da desparasitação externa está dependente do facto de o animal viver ou não dentro de casa e se está ou não em contacto regular com crianças.