Entrevista ao Dr. Emídio Almeida, Hospital Veterinário Tutivete, Santarém 29.11.2012
  O Hospital Veterinário Tutivete é mais do que um hospital. É também um centro de formação de medicina veterinária, que realiza também cursos de formação para os donos dos animais de companhia.

Para além de várias especialidades, este hospital dispõe de consultas de nutrição. É muito importante que o seu animal tenha uma alimentação equilibrada. Leia com atenção, mais vale prevenir, do que remediar.

Tutivete é agora um Hospital Veterinário. Como está a correr esta nova fase?

Abrimos portas no dia 13 de Outubro. Antes tínhamos uma clínica, já com bastante equipamento, mas agora a estrutura é diferente, bastante grande. Estamos sobretudo vocacionados para patologias mais complicadas que envolvam cirurgias pesadas, seja de tecidos moles, ortopédicas, neurocirurgias, oncológicas, oftalmológicas, etc. A nossa equipa é constituída por oito pessoas. Temos, ainda, um centro de formação incluído no próprio Tutivete.


Em que consiste?

Trata-se de um centro cirúrgico de formação associado ao hospital para a realização de cursos teórico-práticos de medicina veterinária. Temos também formação para os donos de animais de companhia. Já houve um curso sobre comportamento animal felino. Serão abordadas várias temáticas ao longo das formações: desde cirurgia de tecidos moles, ortopédica, oftalmológica, anestesia, entre outras.


Um dos serviços que fornecem diz respeito a consultas de nutrição. Têm tido muita adesão? Quais as problemáticas mais frequentes?

Existe, de facto, grande atenção por parte da classe médico-veterinária em áreas que usualmente não estão em primeiro plano, mas são muito importantes para os donos dos animais de companhia.   

Há uma falta de conhecimento muito grande por parte da população quanto a esta matéria. Primeiro que tudo, é importante perceber que quando os animais fazem uma alimentação caseira, não será uma alimentação equilibrada porque, inevitavelmente, vão ingerir sempre os mesmos dois ou três grupos de alimentos.  

Já as marcas de comida seca que normalmente todas as clínicas têm são completas e de qualidade, garantindo uma alimentação absolutamente equilibrada. As pessoas sabem que, ao darem aquele alimento ao seu animal de companhia, estão a fornecer-lhe todos os ingredientes de que necessita. Só precisam variar a quantidade.


Se não o fizerem, quais serão as consequências?

Se fornecerem a alimentação equilibrada aos animais de companhia e eles depois por algum motivo adoecerem, o veterinário consegue descartar logo alguns problemas. Agora se as pessoas habituarem o animal, por exemplo, a uma alimentação húmida, ele vai sempre preferi-la à comida seca e, para além de problemas de saúde que possam surgir, podem criar-se situações complicadas no caso, por exemplo, de os donos terem de ir de férias.  

O animal pode tornar-se numa dor de cabeça para quem ficar com ele ou para os próprios donos que terão, antes, de confeccionar a comida que ele costuma ingerir. Se a opção for, pelo contrário, a alimentação seca, é uma maravilha. É muitíssimo mais prático e melhor para o animal. Sem equilíbrio alimentar, ele irá ter inevitavelmente um déficit a médio e longo prazo.


Para além de prestar serviço no hospital e ao domicílio, o Hospital Veterinário Tutivete tem, também, um serviço de taxi-pet. Em que consiste?

É um serviço em que vamos buscar os clientes que, por algum motivo, não têm possibilidade de se deslocar ao hospital com os seus animais de companhia. Por exemplo, uma pessoa de idade, que não conduz e não tem ninguém que a possa trazer e ao seu animal. Quando assim é, nós podemos fazer esse serviço.