Entrevista com a Drª Ana Paula Abreu do Grupo GHV 13.11.2012
  O grupo GHV, presente em Vale Figueira, Almada, Amora e Quinta do Conde, dedica-se, entre outras áreas, também à fisioterapia. Sabia que, dependendo das situações, os animais podem recuperar melhor se tiverem o auxílio de uma cadeira de rodas? A Drª Ana Paula Abreu explica-nos isto e muito mais: como funciona o banco de sémen do hospital e como é possível transformar o animal de companhia, quando morre, num diamante. A época de férias e o abandono de animais, muito comum no verão, são outros temas que merecem destaque nesta entrevista.

O novo hospital de Vale Figueira, do grupo GHV, abriu portas há nove meses. Que balanço faz deste período?

O balanço é muito positivo. Claro que quando abrimos este novo hospital veterinário, na actual conjuntura económica, tivemos algum receio, mas com a filosofia que praticamos cremos que fomos ter ao encontro daquilo que os proprietários dos animais estavam à procura. Tratamos o animal como mais um elemento da família. Praticamos um tipo de Medicina Veterinária que está ao alcance de todos os proprietários que queiram cuidar do seu animal doméstico, quer seja ele cão, gato ou exótico com equipamento de ponta e inovação Médico Veterinária.


Uma das áreas a que se dedicam é a fisioterapia. Em que consiste e que tipo de tratamentos são efetuados?

A área da fisioterapia está em expansão e cada vez mais os donos constatam que a recuperação é bastante mais rápida se os seus animais forem submetidos a sessões de fisioterapia. Para tal, temos uma unidade de fisioterapia e pessoal devidamente treinado para desempenhar as sessões. Dispomos de Cinesoterapia, Crioterapia, Electroterapia, terapia por massagens, Hidroterapia e passadeira rolante.   A Fisioterapia Veterinária tem grande aplicabilidade na recuperação pós-cirúrgica de animais submetidos a cirurgia ortopédica ou neurológica, ou mesmo em caso de pacientes geriátricos com artroses. Estamos actualmente a desenvolver planos de emagrecimento para cães obesos. Em conjunto com uma alimentação adequada e sessões de treino podemos atingir o objectivo de diminuir alguns quilos, o que pode prevenir problemas, como por exemplo a rotura de ligamentos, que para serem corrigidos é necessário recorrer à cirurgia ortopédica.


Existem cadeiras de rodas adaptáveis a animais com problemas ortopédicos, não é?

A cadeira de rodas funciona muitíssimo bem em animais paraplégicos, conferindo-lhes qualidade de vida. Temos alguns casos de pessoas interessadas na sua aquisição. No entanto, o seu valor pode ser um pouco elevado, o que leva os proprietários dos animais a ficarem, por vezes, desencorajados. Talvez o apoio de seguradoras possa ser uma solução.


O vosso hospital possui um banco de sémen. Como funciona?

Actualmente, estamos a trabalhar com vários criadores. Temos inclusive uma pessoa especializada nesta vertente. Estamos a fazer bastante acompanhamento em termos reprodutivos, já efectuámos bastantes inseminações, tanto com sémen fresco, como refrigerado. Temos também uma lista de criadores interessados em manter o sémen dos seus reprodutores conservado em azoto líquido. Claro que quantos mais forem, mais acessível se torna o serviço a todos.


Esta é uma altura de férias para muitos portugueses que, não raras vezes, têm dificuldade em escolher onde deixar os seus animais de companhia. Há muita adesão ao vosso hotel para cães e gatos? Quais os serviços de que dispõem e que preços praticam?

Na realidade, nesta altura do ano temos lotação esgotada. Dispomos de hotel para cães, gatos e animais exóticos todos devidamente individualizados e separados. Tanto a nível das novas instalações do novo Hospital Veterinário, que também dispõe de boxes para hotel, ou então no Seminário de S. Paulo, em Almada.

Dispomos de vigilância 24 horas. Os preços variam entre 9.90 euros para cães pequenos e 12.50 euros para cães grandes. Para os gatos é 6.50 Euros. Os clientes beneficiam de um desconto de 20 % caso tragam a alimentação à qual o animal está habituado. Caso queiram recorrer à alimentação, trabalhamos com marcas de ração premium: Royal Canin, Specific, Hill´s e Eukanuba, todas com descontos de 18%. 

Para os animais que ficam em hotel, dispomos de passeios bi-diários com pessoal treinado. Os proprietários que assim o desejem podem participar nas acções diárias do nosso centro de dia ou mesmo integrarem os planos de treino canino.


Também por causa das férias, o verão é uma altura de maior abandono de animais. Gostaria de deixar alguma mensagem de sensibilização sobre esta matéria?

Na realidade, nesta altura do ano existe sempre algum abandono animal e infelizmente não é raro que nos deixem um gato dentro de uma transportadora com um pedido de adoção. Normalmente conseguimos que o animal tenha uma nova família, uma vez que dispomos sempre de um banco de procura de pessoas que desejam adoptar um animal saudável e dócil.

No entanto, verificamos que cada vez mais, as pessoas que realmente se preocupam com o seu animal de estimação tratam dele como se fosse um elemento da família e que na realidade não o abandonam. Às vezes até fazem sacrifícios: não vão de férias por não terem possibilidade de deixarem o animal de companhia num hotel ou não vão porque os destinos para onde iriam de férias não os recebem. 

Por vezes, confunde-se o abandono dos animais com animais sem proprietário e que estão abandonados na rua. Creio que sobre este assunto, as autoridades deveriam ser mais atuantes no sentido de promoverem campanhas de adopção e de esterilização efectivas.


O grupo GHV tem agora um método para transformar o animal em diamante após a morte. Em que consiste este processo? E quanto custa?

Sim, na realidade somos representantes para o distrito de Setúbal deste serviço. Ou seja, caso alguma das clínicas veterinárias ou hospitais veterinários estejam interessados neste tipo de serviço para o disponibilizarem aos seus clientes, basta entrarem em contato connosco.

Na realidade, este tipo de recordação de um animal de estimação é bastante inovadora. Permite ao proprietário em vez de apenas conservar as cinzas do seu fiel amigo, poderá transformá-las ou mesmo o pêlo deste num diamante sintético, devidamente certificado. Os valores variam conforme o tamanho pretendido e a cor. Vão desde 700.00 aos 1000.00 Euros.


A vossa equipa realiza formação e workshops sobre como lidar com os animais e as suas particularidades. Os donos costumam aderir? Entende que estão consciencializados para a importância de saberem mais sobre os seus amiguinhos?

Sim, a adesão por parte dos nossos clientes tem sido francamente positiva. Cada workshop tem inscrições com um valor simbólico com o qual o GHV - Grupo Hospital Veterinário, ajuda depois algumas associações de apoio animal no tratamento ou esterilização de animais. 

São sessões francamente interactivas e que já contaram com a presença de especialistas na área do Comportamento Animal e Nutrição Animal, nas quais os proprietários dos animais têm possibilidade de colocar todas as suas dúvidas. 

Organizamos também uma, nas qual as crianças poderiam trazer os seus animais de estimação e beneficiarem de brincadeiras no nosso centro de dia para animais. Noutra, apresentámos um treino com Pit Bulls, de forma a desmitificar um pouco o dogma em torno desta raça. 

No próximo ano letivo 2012-2013, vamos continuar com os nossos Cursos de Auxiliar de Clínica Veterinária, Cabeleireiro e Estética Canina e Felina, assim como workshops sobre vários temas que podem ir desde o treino básico de obediência ao treino de busca e salvamento.