Entrevista ao Dr. Álvaro Costa, Clínica Veterinária Os Bichos, Chaves 12.06.2012
 

A Clínica Veterinária Os Bichos é, como o nome indica, uma clínica plural, que recebe desde os animais mais comuns, como o cão e o gato, aos animais mais exóticos.

Esta clínica ajuda-o a encontrar animais perdidos e promove a adopção, sobretudo gatos, de forma sistemática.

Ciente da missão que têm as empresas na vertente da responsabilidade social, presta acções de consciencialização, destinadas a crianças e jovens, sobre os direitos e os benefícios de ter um animal de companhia.

Isto e muito mais!


Para além do tratamento prestado a animais de companhia mais comuns, como cães e gatos, a clínica Os Bichos recebe também animais exóticos. Como funciona esse serviço?

É um serviço que funciona por marcação. Agendamos uma hora mais calma na clínica, um período específico para recebermos esses animais, normalmente mais sujeitos a stress. Mas, claro, caso seja uma emergência, são atendidos em horários normais. E tem havido uma crescente procura.

No que toca à marcação de consultas, os clientes também poderão efectuá-la através da Internet. É uma via muito utilizada pelos donos de animais de companhia?

Sim. A marcação de consultas pode ser efectuada de três formas: ou por Internet, ou por telefone ou pessoalmente. A marcação via Internet tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos dois anos. Cada vez mais pessoas tem um acesso mais facilitado à rede, hoje em dia. Na clínica, estamos constantemente ligados e, sempre que há um novo pedido de marcação, recebemos um alerta. Se eventualmente houver uma sobreposição na hora solicitada pelo cliente com uma outra marcação, prontamente contactamos para tentar agendar a consulta para outra hora. Isto se não se tratar, claro, de um caso urgente.

Sempre poderão optar também pelas consultas ao domicílio. Como está equipada a vossa ambulância veterinária?

De facto, esse é um serviço requisitado frequentemente, ou por impossibilidade de as pessoas trazerem o animal à clinica, ou por dificuldades no transporte, ou por comodidade também.

Normalmente é um serviço solicitado para tratamentos de rotina, nomeadamente vacinações, mas também em casos de emergência. A nossa ambulância não é como as ambulâncias da medicina humana.

No entanto, está equipada com medicamentos e algum equipamento básico de apoio. Está tudo distribuído de forma organizada e para promover uma utilização fácil e eficiente. Dispõe de uma maca e de electrocardiograma, por exemplo.

Na vossa página da Internet  (https://osbichos.pt/pt/go/home) têm também em destaque uma área dedicada aos animais perdidos. Muitos perdidos e achados?

Temos já contabilizados muitos casos de animais perdidos, mas que, no final, são casos de sucesso, uma vez que são encontrados. E pertencem não só a pessoas da região, como também a pessoas de fora da região, que nos contactam. Divulgamos quando há algum animal perdido, avisamos os colegas – somos quatro veterinários - na reunião diária que fazemos, para que os procedimentos sejam todos postos em prática.

Ainda há relativamente pouco tempo, um animal de alguém de perto do Porto, que habitualmente vinha passar férias a Chaves, perdeu o cão em causa, que foi encontrado precisamente em Chaves. O dono não era meu cliente, mas deslocou-se à clínica com um cliente nosso. Por ter o microchip, o animal foi facilmente identificado.

Há muitos animais que, perdidos ou abandonados, querem ter uma família e não têm. A vossa clínica também promove a adopção. De que forma?

Temos uma parceria com associações de animais. Promovemos a adopção consciente, num processo em que registamos o nome das familias adoptantes, que são contactadas e acompanhadas. Também promovemos a adopção de gatos de forma sistemática. Temos sempre animais na clínica para adopção. E, para se ter uma ideia, temos uma taxa de sucesso de quatro donos, por mês, para gatos, e de três a quatro donos, por mês, para cães.

Uma forma também de cumprirem a missão de responsabilidade social que devem ter as empresas?

De tal maneira que concorremos a um prémio veterinário chamado Portugal Vencedor e fomos seleccionados. A nossa clínica promove acções de formação nas escolas, para evitar o abandono animal, para dar a conhecer às crianças os benefícios e os perigos de ter um animal. No fundo, são acções de consciencialização.

Depois, temos três protocolos em curso com três universidades - a de Vila Real e os Institutos Politécnicos de Bragança e de Viana de Castelo. Aceitamos estágiarios vindos dessas faculdades.

Também com uma escola secundária de Chaves temos em marcha um protocolo, mas englobado na Área de Projecto. A ideia é trazermos alunos com dificuldades à clínica, fomentando a sociabilização com animais e ajudando-os, dessa forma, a integrarem-se mais facilmente em sociedade, agora e na vida futura.