Entrevista com a Drª Elisabete Capitão, Pet’Spot de Bucelas e da Parede 30.08.2011 A altura de férias é crítica para o abandono de animais. Que balanço poderá fazer, até agora, entre este ano e o ano passado?

Felizmente, não tenho tido situações de animais deixados à porta na clínica de Bucelas. A nova clínica, situada na Parede, acaba de abrir portas, pelo que não é possível fazer esse balanço. De qualquer modo, o que acontece com frequência é as pessoas trazerem animais que encontram na rua, mas porque os adoptam.

Agora o que se nota é que as pessoas querem ir de férias com a mente descansada e, por isso, deslocam-se antes à clínica veterinária, para deixar a situação médica dos seus animais tratada. Por vezes, são os familiares que ficam com o animal de companhia durante esse período; noutros casos, a opção recai sobre os hotéis. Os donos preferem jogar pelo seguro e passar por aqui primeiro para ver se está tudo bem com os seus amiguinhos e se eles cumprem os requisitos para ficar onde e com quem estão a pensar deixá-los.

Quais são as vossas áreas de especialidade?

As duas clínicas - Bucelas e Parede – fornecem serviços semelhantes: consultas de rotina, clínica geral, cirurgias (quase todo o género de cirurgias de tecidos moles). Dispomos ainda de uma zona de internamento e estamos aptos a fazer raio-X, ecografias, análises clínicas, entre outros exames.

No que toca, por exemplo, à ortopedia e à neurologia, temos parcerias com colegas nossos para quem reencaminhamos os animais com alguma patologia desse tipo.

As clínicas têm também condições para tratar de animais que precisem de cuidados paliativos?

Cada vez é mais frequente o tratamento a animais com situações de oncologia. E, dependendo dos casos, os cuidados a ter com o animal podem arrastar-se durante meses.
 A nossa actuação é sempre pautada pelo tacto sensível também em relação aos donos,
uma vez que há uma ligação muito forte, uma humanização dos animais no seio da família e não é fácil encarar uma perda inevitável. Os donos desejam que os seus animais de companhia tenham qualidade de vida até aos últimos minutos e nós estamos aqui para ajudar.

Desde o primeiro dia, até com aulas para promover o bom comportamento do animal, não é?

Nesta nova clínica da Parede, vamos desenvolver pequenas aulas/aconselhamento ao cliente, na primeira visita, com especialistas na área de comportamento.

A ideia é promover o bom comportamento do animal, dar-lhe dicas de como respeitar regras e também aconselhar os donos, explicar-lhes como devem agir e reagir.

Tendo em conta os conteúdos desse aconselhamento, temos alguns brinquedos e utensílios que o dono pode adquirir: alguns estimulam os animais de companhia mais velhos na parte cognitiva; outros são ideais para os cachorros em fase de desenvolvimento. No fundo, são uma espécie de aulas de boas maneiras.