ENTREVISTA - CLÍNICA VETERINÁRIA QUINTA DO COVELO, PORTO 06.06.2014 Para além de se dedicar a animais de companhia, a Clínica Veterinária Quinta do Covelo, no Porto, também funciona como clínica ambulatória de equinos (como os cavalos). Está a viver uma nova fase, com a construção de um site. Neste mês de Junho, em que se assinalou o Dia da Criança, a equipa, constituída pela Drª Joana Quelhas e pela Drª Inês Oliveira, aproveita para lembrar os mais pequenos da responsabilidade que é ter um animal.

Que serviços proporciona a Clínica Veterinária Quinta do Covelo aos seus clientes?

Temos quase tudo o que as clínicas veterinárias possuem – desde a vacinação, desparasitação interna e externa, consultas de clínica geral, análises clínicas, planos nutricionais, radiografias e ecografias, passando pelas cirurgias de tecidos moles, cirurgias ortopédicas, oftamológicas e dermatológicas, bem como pela neurocirurgia. Dedicamo-nos, ainda, através das parcerias que temos com criadores, à reprodução animal. Para além disso, efetuamos domicílios, quando os clientes não se podem deslocar. Temos, igualmente, uma vertente ambulatória dedicada aos equinos.

A equipa é constituída por quantas pessoas? E como funcionam os serviços de urgência?

Somos duas: a Drª Joana Quelhas e a Drª Inês Oliveira. O nosso horário normal de funcionamento é, de segunda a sexta, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 20h. Ao sábado, abrimos das 10h às 13h. O serviço de urgência está disponível 24 horas por dia. Os clientes apenas precisam de nos contactar por telefone.

No vosso Facebook, promovem adoções e dão dicas úteis aos donos. É a melhor plataforma para dar a conhecer os vossos serviços e, ao mesmo tempo, ter um papel de responsabilidade social?

Sim, estamos, inclusive, a trabalhar com a Animalife (www.animalife.pt). A parceria é recente, mas tem resultado e trabalhamos, ainda, com outras associações. Temos um papel social e claro que devemos alertar para o abandono dos animais, ajudando nas adoções responsáveis, quer por parte das associações, quer na clínica, com os particulares. Felizmente, todos os casos têm sido, até hoje, casos de sucesso: conseguimos, sempre, arranjar um dono.

Estão a atravessar uma fase importante, com a construção de um site. Qual o ponto da situação?

Já temos o domínio definido - www.clivetquintadocovelo.pt - e estamos na fase da seleção e tratamento de imagens e informação. Está para breve!

Neste mês de Junho, em que se assinalou o Dia da Criança, nada como um apelo para que todos, desde pequenos, saibam cuidar e ter respeito por todos os animais. Que mensagem gostariam de passar aos mais novos?

É muito bom que tenham animais de companhia, mas não devem encará-los como um brinquedo. Esta é a premissa base. Os animais são muito bonitos quando são pequeninos, mas crescem e precisam de ter cuidados sempre. O sentido de responsabilidade é muito importante: as crianças devem ter a noção, desde cedo, que ter um animal de companhia é uma responsabilidade, um compromisso, para sempre.