Entrevista Pet Memorial 23.04.2018
A Pet Memorial foi criada em 2014, com o objectivo de proporcionar aos donos de animais uma última homenagem aos seus patudos. Estivemos à conversa com o responsável, Tomaz Castelo Branco, que nos esclareceu sobre a importância da cremação animal, serviço que até há uns anos atrás não se verificava tão completo.

AnimaDomus:  É importante a existência deste tipo de serviço para os animais e seus donos?
 
Tomaz C. Branco: Cada vez mais os animais ocupam um lugar fundamental e muito importante nas famílias e os donos fazem tudo o que está ao seu alcance para que estes tenham uma vida digna e repleta de amor e carinho. Quando o animal morre, o dono procura a solução mais digna para este.
 
E é nesse contexto que a Pet Memorial desempenha um papel importante, contribuindo para dar um fim digno ao animal, dando todo o apoio necessário ao proprietário do animal, desde o momento do primeiro telefonema, durante o processo de cremação e até à entrega das cinzas.
 
A: Como é que o dono do animal solicita este serviço, pode fazê-lo em qualquer parte do país?
 
Tomaz C. Branco: Para solicitar os nossos serviços, o dono do animal pode entrar em contacto connosco através dos nossos contatos telefónicos, por e-mail ou através do nosso site na zona destinada ao contacto.
 
O nosso serviço é realizado em todo o país, tornando-se assim extensível a todas as pessoas que o desejem fazer.
 
A: Como se processa uma cremação animal?
 
Tomaz C. Branco: A cremação individual é realizada nas nossas instalações, em forno crematório próprio. O animal é introduzido individualmente no forno crematório e no final do processo de cremação, as cinzas são retiradas e colocadas numa urna. Este processo é acompanhado por um técnico especializado e tem uma duração de aproximadamente 3h30/4h, variando de acordo com o peso do animal.
 
A cremação colectiva, tal como o nome indica, é realizada com vários animais, não sendo possível fazer a distinção das cinzas.
 
A: Para além da cremação em urnas tradicionais, dispõem de urnas ecológicas. Em que consistem?
 
Tomaz C. Branco: O nosso modelo é de material biodegradável, com dois compartimentos, adaptado ao animal, e permite a colocação de uma semente à escolha do dono, podendo ser uma árvore ou uma planta.
 
O modo de manuseamento é efectuado de acordo com a necessidade de cada árvore/planta. Desta forma poderá ser tratado e cuidado com todo o carinho, à necessidade de cada dono.
 
A: Durante todo o processo de cremação do animal, qual a participação possível dos donos na despedida do mesmo?
 
Tomaz C. Branco: Durante o processo de cremação individual os donos dos animais podem estar presentes em todas as fases.
 
Dispomos de uma sala de despedida nas nossas instalações onde o proprietário do animal pode fazer uma despedida digna e de seguida acompanhar o início da cremação individual e aguardar até ao final da mesma, podendo levar as cinzas logo consigo.
 
A: Acha que os donos preferem cada vez mais este tipo de homenagem para os seus amigos de quatro patas?
 
Tomaz C. Branco: Por ser uma questão bastante difícil e delicada, os donos dos animais optam por conservar as cinzas dos seus animais sempre perto, juntamente com as memórias que perduram por entre os anos.
 
Uma árvore para cada animal de estimação, uma despedida ecológica para devolver à natureza o que lhe pertence.