ENTREVISTA - Hospital dos Animais 26.03.2018
ENTREVISTA - Hospital dos Animais
 
O Hospital dos Animais é exatamente o que o nome indica: uma unidade de saúde dedicada aos nossos animais de companhia, situada na Ramada, em Sintra. Veio fazer companhia ao Centro Veterinário Sintra, do mesmo grupo. As sinergias são uma mais-valia entre os dois hospitais. O Dr. Abel Almeida destacou à Animadomus as grandes apostas, em termos de inovação, como a cirurgia de mínima invasão, imagiologia e a cirurgia laparoscópica. Com um site muito completo e educativo, aproveitámos ainda, nesta entrevista, para perceber melhor em que consiste a Osteopatia Craneomandibular e a Piometra.
 
Pode contar-nos como surgiu este hospital em Odivelas, tendo em conta que o "irmão mais velho" fica em Sintra?
 
O “Hospital dos Animais” abriu em 2003, na Ramada. Na altura, foi o local escolhido devido à necessidade de uma estrutura hospitalar nesta zona urbana.
 
Há interligação/sinergias entre os dois hospitais?
 
Sim, nomeadamente alguns serviços em comum e mão-de-obra mais especializada. Isto permite oferecer melhores serviços e uma aprendizagem contínua, cujo objectivo final será melhorar o desempenho clínico e, claro, a satisfação dos clientes.
 
Como é constituída a equipa? E como funciona o serviço de urgências?
 
A equipa é constituída por médicos veterinários com valências e interesses em várias áreas da Medicina Veterinária e é complementada por outra equipa de auxiliares veterinárias.
 
O serviço de urgências é permanente, com médico veterinário permanentemente nas instalações, para monitorização e tratamento dos animais internados e para eventuais consultas e/ou cirurgias de urgência.
 
Consultando o vosso site, facilmente percebemos que têm uma oferta muito completa de serviços. Destaca alguma(s) especialidade(s) em que sejam mais diferenciadores? E em termos de equipamentos?
 
Em termos de inovação, estamos a apostar na área da cirurgia de mínima invasão e imagiologia. Queremos destacar-nos pela cirurgia laparoscópica e todo o tipo de cirurgia (tecidos moles, ortopedia e neurocirurgia) e pelo serviço de internamento diferenciado: zonas exclusivas de cães, gatos e de doenças infecto-contagiosas.
 
O site do Hospital dos Animais inclui também uma lista de patologias, com informação detalhada e resposta a dúvidas que muitos donos podem ter. A aposta na educação dos donos é cada vez mais crucial? Sente maior interesse da parte deles, maior respeito pela integração na família e cuidados com os animais de companhia?
 
A educação dos donos é, sem dúvida, dos aspectos mais importantes na saúde do animal de estimação, que pode influenciar a qualidade de vida de ambos.
 
É muito importante apostar numa boa relação dos tutores com o seu animal de estimação, bem como numa alimentação saudável e de qualidade, e na medicina preventiva (vacinação, desparasitação interna e externa, etc.).
 
A propósito das patologias, pode explicar em que consiste a Osteopatia Craneomandibular e a Piometra? Muitas pessoas não saberão e seria importante saberem identificar os sintomas.
 
A “Osteopatia Craneomandibular” é uma patologia muito rara, praticamente exclusiva de cães de algumas raças terriers. Afecta a articulação da mandíbula e a mastigação do animal. Aparece no site, porque tivemos um caso destes há uns anos e, na altura, fizemos esta referência e descrição da doença.
 
A “Piometra” é uma patologia muito mais comum e consiste numa infecção do útero que aparece nas cadelas e nas gatas. Pode ser muito grave, se for diagnosticada tardiamente, podendo levar a uma septicemia e a um prognóstico reservado. Pode ocorrer corrimento vaginal sanguinolento ou purulento ou, em certos casos, não ocorre corrimento vaginal e o risco de ruptura uterina é maior, podendo dar febre, letargia, falta de apetite, etc.
 
Qual o balanço que faz da actividade do hospital até agora? Há projectos em vista para 2018?
 
No geral, estamos contentes com a actividade do hospital durante estes anos. Há sempre evolução e projectos para o futuro, nomeadamente aposta na formação e inovação.