O que precisa saber para adoptar um animal 07.12.2017 Todos os anos aumenta o número de animais abandonados no nosso país, tornando cada vez mais difícil a tarefa de os manter em boas condições de saúde e higiene nos abrigos existentes.

Adoptar um destes animais é, pois, uma gigantesca acção de solidariedade, que não só lhes devolve uma nova oportunidade de vida como ainda contribui para a felicidade e bem-estar da nova família que os acolhe. Afinal, para quê comprar um cão ou gato quando há tantos que precisam de ser acolhidos e acarinhados?  
Todavia, a adopção deve ser uma decisão muito ponderada e nunca tomada por impulso. Só assim – feita de forma responsável – poderá ser uma história com final feliz para todos os envolvidos, tanto para o animal (que já foi antes abandonado e não deve passar por novo trauma) como para a família que acolhe um novo elemento. 

Reflectir antes de decidir 
Se estiver a ponderar a hipótese de adoptar um animal de estimação, tenha bem presente os seguintes pontos antes de avançar: 

- Não tome a decisão por impulso. Felizmente, um cão ou gato vivem muitos anos, pelo que deve avaliar se dispõe das condições necessárias para o acolher num período alargado de tempo. Por exemplo, analise o espaço de que dispõe, a capacidade que tem de lhe prestar os necessários cuidados de saúde e higiene, a possibilidade de lhe garantir alimentação adequada e ainda a existência de recursos para deixar o animal nas férias ou fins-de-semana em que estiver fora de casa. 
 

- Adoptar um animal sim, mas nunca para oferecer a pessoas com quem não falou sobre essa possibilidade. Nem toda a gente quer ou pode assumir a responsabilidade de ter um animal de estimação.  

- Todos os elementos da família devem ser ouvidos antes da decisão, uma vez que ter um animal de estimação vai alterar as rotinas de toda a gente. 

Como adoptar um animal de forma responsável 

Se depois de reflectir sobre todas as questões envolvidas chegar à conclusão que quer mesmo adoptar um amigo de quatro patas, estes são os passos que deve seguir para fazê-lo de forma responsável: 
 
1. Encontrar o animal 
- Pode fazê-lo directamente nos abrigos existentes, da responsabilidade das câmaras municipais ou de associações de protecção animal. Algumas destas entidades disponibilizam, nos seus sites, a fotografia e informação do animal 
(idade, sexo, porte, pelagem, se é castrado ou não, etc.), pelo que é possível fazer uma selecção antes da visita. Pode também pedir previamente alguns esclarecimentos adicionais, por exemplo, sobre o comportamento do animal e o seu historial. 
 
- Disponível está também a plataforma online Adopta-me, gerida por voluntários, que pretende fazer a ponte entre as associações de animais de todo o país e as pessoas que desejam adoptar, simplificando assim todo o processo. 

2. Documentação necessária 
- No dia em que se deslocar ao abrigo (verifique previamente o horário junto da entidade) leve consigo o Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte. 
 
3. Entrevista 
Os abrigos e associações promovem a adopção responsável, por isso, fazem sempre uma entrevista prévia a quem pretende adoptar. Esta conversa destina-se a averiguar as suas condições para ter um animal de estimação e evitar adopções por impulso. Contacte o abrigo com antecedência para perceber se é necessário agendar a entrevista ou se esta se realiza no dia em que for buscar o animal. 

 

4. Termo de responsabilidade 
Quem adopta deve ter conhecimento dos direitos dos animais e também dos seus deveres como dono. Para tal, há necessidade de preenchimento e assinatura de um termo de responsabilidade antes de levar o animal para casa.  

5. Identificação electrónica 
De acordo com a legislação em vigor, os cães devem ser identificados por método electrónico e registados entre os 3 e os 6 meses de idade. Alguns abrigos colocam este dispositivo gratuitamente no animal adoptado, ficando este logo registado na base de dados nacional. 
 
6. Vacinação e cuidados de saúde 
- A vacina anti-rábica é obrigatória para os cães. Também neste caso, alguns abrigos administram-na logo sem custos, sendo que a vacina só pode ser dada a animais com o chip electrónico.  
 
- É aconselhável marcar uma consulta no veterinário para acompanhamento posterior à adopção do animal. Garantir cuidados de saúde é um dos deveres de quem decide ter um amigo de quatro patas. 
 
7. E agora… vamos para casa 
Quando for buscar o seu animal ao abrigo pense na forma como o vai levar para casa. Tratando-se de um gato é importante que tenha uma caixa especial adequada ao transporte. Os animais soltos dentro de um veículo podem originar acidentes. 
 
8. Registo na junta de freguesia 
O registo do cão ou gato na junta de freguesia da área de residência é obrigatório por lei.  

9. Envio de documentação para o abrigo 
Deve enviar o comprovativo de registo para o abrigo, bem como a prova da vacina anti-rábica, caso esta tenha sido administrada numa clínica privada. 
 
10. Dar e receber amor e saúde 
Adoptar um animal de estimação pode vir a ser uma das melhores decisões que toma na vida. Além do amor e carinho que os patudos levam para dentro de uma casa, destaca-se ainda o imenso bem que podem fazer pela saúde de todos. 


httpss://www.publico.pt/2017/12/05/conteudo-patrocinado/conteudo_patrocinado/como-adoptar-um-animal-1794852?page=/&pos=5&b=stories_featured_c