Vet Efa - Clínicas Veterinárias Entroncamento, Fátima e Alcanena 14.11.2017 Vet Efa - Clínicas Veterinárias Entroncamento, Fátima e Alcanena

Três em um. Três clínicas no distrito de Santarém, todas com a mesma missão de proporcionar cada vez mais e melhores serviços a quem tenha animais de companhia. Tudo começou em 1995, com a Vet Efa do Entroncamento, a casa-mãe, que sempre apostou em ter equipamentos à altura e que está apta para praticamente todo o tipo de cirurgias. A família cresceu com a clínica de Alcanena e a de Fátima. Também aqui os profissionais estão - mesmo - 24 horas disponíveis para qualquer emergência. A Dr.ª Dina Carvalho fez-nos o retrato desta família veterinária e aproveitámos, também, para pedir alguns conselhos sobre a escolha da ração para o nosso cão ou para o nosso gato.

1 - Como começou este projeto, atualmente com três clínicas no distrito de Santarém?
 
A clínica começou aqui, no Entroncamento, em 1995, mas já havia um pequeno consultório em Alcanena. Com dois veterinários, na época, a clínica do Entroncamento é a mais elaborada. Atualmente, temos sete veterinários, duas enfermeiras e três auxiliares no total, sendo que aqui temos sempre cinco veterinários a tempo inteiro.
 
2 - Contam com mais de 20 anos de experiência. Que balanço faz?
 
A Vet Efa Entroncamento é uma clínica consolidada, com pessoal devidamente qualificado e atualizado, com bastante equipamento ao nível da ecografia, raio-X, endoscopia, entre outros. Estamos aptos para praticamente todas as cirurgias e temos um pequeno internamento. É, no fundo, a casa-mãe. Mas em Fátima e em Alcancena também funcionamos a tempo inteiro.
 
3 - Mesmo em termos de urgências?
 
Sim, as urgências são 24 horas nas três clínicas. Há sempre um veterinário destacado para o serviço de urgência. Canalizamos as situações mais complicadas para o Entroncamento, mas em todas, seja domingo, feriado ou de noite, temos um serviço 24 horas que funciona mesmo. 
 
4 - O que é que vos diferencia?
 
Temos uma equipa muito dinâmica e equipamentos de qualidade. Funcionamos muito bem com ecografia e raio-X. No distrito de Santarém, estamos ao nível dos bons espaços. Mas o que nos valoriza mesmo é o feedback dos nossos clientes, que é bastante bom. E isso é que é importante para nós. Crescemos sempre sem pressa, com os pés assentes na terra.
 
5 - No site da Vet Efa, podemos perceber a vossa preocupação com a alimentação especializada dos animais de companhia. Os donos têm consciência da importância da escolha da ração?
 
Quando falamos em alimentação especializada é recomendada caso a caso, para que o cliente consiga, através da alimentação, corrigir alguns problemas de saúde que o animal tenha e/ou para prevenir determinadas doenças. Valorizamos muito isso e os nossos clientes, felizmente, também. Por vezes, as pessoas têm aquela ideia de ir comprar esta marca porque é melhor ou aquela porque é mais barata. Devem ouvir o médico veterinário sobre a que melhor se adequará
 
6 - Há donos que não resistem e dão alguns alimentos dos seus a cães e gatos. São proibidos?
 
Não são, de todo, recomendados. Caso do chocolate ou das uvas, mas há mais alimentos. O melhor é não dar mesmo nada da alimentação humana. O cão ou o gato tem de saber comportar-se em casa e não pedir comida à mesa. Há um papel importante do nosso nessa educação.