ENTREVISTA - Clínica Veterinária Óbidos - Drª Joana Bernardino 02.10.2017 Clínica Veterinária Óbidos - Drª Joana Bernardino
 
Era uma falha no concelho. Não havia clínica veterinária e a Dr.ª Joana Bernardino quis criar uma em Óbidos (aceda ao site aqui). Há quase um ano de portas abertas, esta é uma clínica para os que ali vivem, mas também para os muitos turistas que, nas suas autocaravanas, visitam a zona. Quase todos vão de férias acompanhados dos seus animais de companhia e têm ali, à mão, quem cuide deles em caso de necessidade. Por falar nisso, não é demais lembrar os cuidados a ter quando viajamos com os nossos patudos.
 
Como nasceu a Clínica Veterinária Óbidos?
 
Surgiu do facto de não existir nenhuma no concelho de Óbidos. Abrimos em Dezembro do ano passado e, atualmente, a equipa é constituída por duas veterinárias e uma auxiliar.
 
Que balanço faz deste quase um ano de funcionamento?
 
Felizmente, é positivo. Tem havido bastante adesão. Somos a única clínica veterinária no concelho de Óbidos.
 
Um concelho também muito procurado por turistas. Costumam tratar de animais de companhia que viajam com os seus donos?
 
Sim, quer de pessoas que vêm para os hotéis, quer dos turistas que viajam de autocaravana. Quase todos trazem animais consigo e nota-se que já têm outro nível de preocupação e atenção. De forma geral, as pessoas que têm o hábito de viajar com os seus animais são mais preocupadas e cuidadosas.
 
Quem faz viagens mais longas com os animais que cuidados deve ter?
 
Os maiores cuidados são: cuidado com o calor, não os deixar fechados dentro das viaturas com as janelas fechadas; cuidados no transporte quando estão em movimento (devem estar ou com cinto de segurança ou em caixas de transporte) e ir parando de vez em quando.
 
Na vossa clínica, que serviços podemos encontrar?
 
Para além da vacinação e consultas de rotina, temos ecografia, raio-x, recobro, análises clínicas, dentisteria, transporte de animais, domicílios (mais o transporte em si) e cirurgia de tecidos moles. Situações mais específicas como ortopedia é em regime de ambulatório. Temos também serviço de urgência, que funciona por chamada telefónica.
 
Já agora, em que consiste a dentisteria?
 
Consiste em cuidados dentários, destartarização, remoção de dentes. Os donos até estão sensibilizados para a limpeza e cuidados de higiene dos dentes, mas mais em teoria do que na prática. E é algo essencial. Estamos cá para ajudar e alertar. 
 
Pode acompanhar também a página de Facebook para conhecer melhor esta clínica