ENTREVISTA - Clínica Veterinária de Faro - Dr.ª Maria João Revez 27.10.2016 A Clínica Veterinária de Faro está de parabéns. Nasceu precisamente há 10 anos e evoluiu de vários espaços para um só, porque percebeu que o menos é, muitas vezes, mais. A atenção ao cliente é muito mais personalizada, as instalações foram renovadas recentemente e a aposta nas redes sociais e no site mostram que a equipa de cinco profissionais acompanha a evolução dos tempos. Até investe em vídeos a mostrar, por exemplo, como se devem escovar os dentes aos cães. Dicas muito úteis: ora espreite...

Dez anos e uma surpresa para os clientes. Que balanço fazem?

É verdade, sobre o mote laços que perduram temos uma surpresa pela data comemorativa, mas preferia não revelar, para ser mesmo surpresa! Quanto à retrospetiva sobre os últimos 10 anos, tem havido uma evolução diferente daquela que estávamos à espera. Inicialmente tínhamos outros espaços, agora concentramo-nos só neste. Vimos que apostando num só espaço temos maior retorno, já que podemos acompanhar melhor os nossos clientes. E, de facto, tivemos uma progressão mais acentuada no número de clientes, rotinas e cirurgias.

Nota-se também um grande investimento nas novas formas de comunicação.

Tentamos, sim. Vemos nas novas gerações que há sempre mais interesse por essa parte tecnológica - daí a aposta no Facebook, no Instagram e num site apelativo, funcional e atualizado. Queremos manter os clientes antigos, mas também ter os mais novos, das novas gerações e é nesse aspecto que estamos a apostar nestas novas formas de interação. Procuramos manter todos os canais de comunicação válidos e com curiosidades, na tentativa de melhorar os conhecimentos das pessoas nos cuidados de saúde com animais e dar conselhos comportamentais, uma área que provoca grandes desafios.

Um deles que encontrámos no vosso Facebook mostra, por exemplo, como lavar os dentes a um cão.

Pois, o que para nós parece evidente como profissionais de saúde - a higiene oral dos animais de companhia-, ao contactar com clientes vemos que não fazem ideia da importância de limpar os dentes com regularidade e destartarizar. Para a maior parte dos donos é uma surpresa. Mas nós, veterinários, temos essa função na sociedade: passar as mensagens importantes. O cão do vídeo, por acaso, até é o meu (risos).

Entre o vasto leque de serviços que fornecem, quais destacam?

Recebemos mais referências de ortopedia, de vários colegas aqui da zona que nos recomendam. Para além disso, temos meios complementares de diagnóstico, às vezes fazemos domicílios. Temos uma viatura destinada a esse efeito.

As transfusões sanguíneas são muito frequentes?

Por vezes temos de recorrer a sangue fresco para certas situações e, noutros casos, recorremos aos bancos de sangue. Temos trabalhado muito com o do Porto, uma vez que consegue fazer com que o sangue chegue cá no mesmo dia até, apesar da distância. Fazemos a recolha e administração. É comum, quando há dificuldades de coagulação, e em casos de trauma e, também, por envenenamento.