CENTRO VETERINÁRIO DE SINTRA - HOSPITAL VETERINÁRIO 08.03.2016 24 horas sob 24 horas, o Centro Veterinário de Sintra - Hospital Veterinário distingue-se pela panóplia de especialidades e aplicação de biotecnologia. Com dois projetos no calendário, a Drª Sofia Arrobas faz uma retrospetiva da história da clínica que passou a hospital em pouco tempo, detalha os serviços e fala-nos, em particular, de dois deles: a laparoscopia e a inseminação artificial. Como a Primavera chega este mês, há ainda um aviso importante para os donos terem em consideração.

1 - Como e quando começou o projeto do Centro Veterinário de Sintra?

O espaço nasceu da necessidade de existir um Hospital Veterinário com estas características na zona de Sintra. Iniciámos os serviços em Março de 2013 como clínica veterinária, mas rapidamente se tornou clara a necessidade de evoluir para o serviço hospitalar com um médico permanente durante 24 horas, garantindo assim um serviço completo aos animais de estimação e assegurando cuidados permanentes aos animais internados, por doença ou pós cirúrgicos. Assim conseguimos dar mais confiança e segurança aos donos. Em Julho de 2015, celebrámos dois anos de atividade já como Hospital Veterinário, a funcionar 24 horas por dia. Temos sempre presentes, fisicamente, um ou mais médicos veterinários.

Para além do profissionalismo inerente, temos ainda a mais-valia de fáceis acessos ao público, com estacionamento próprio, espaço exterior e uma instalações bastante adequadas, pensadas para servir as necessidades dos animais de estimação. Estão, de resto, divididas em área de cães e gatos.

2 - Por quantas pessoas, de que especialidades, é constituída a equipa?

Neste momento, a equipa é constituída pelo Diretor Clinico, cinco veterinários e três auxiliares veterinárias.

Realizamos serviços de medicina geral (tudo começa pela medicina geral e em caso de necessidade, reencaminhado para a especialidade), Cirurgia de Mínima Invasão (Laparoscopia e Toracoscopia); Endoscopia, Imagiologia (Radiologia, Ecografia e Ecocardiografia), Serviços de Cirurgia (ortopédica, neurocirurgia e tecidos moles), Oncologia, Fisioterapia, Comportamento Animal, para além dos banhos e tosquias. O Hospital dispõe ainda de um espaço completar, a Mercearia dos Animais.

3 - Que especialidades clínicas diferenciadoras pode destacar?

A cirurgia de Mínima Invasão Laparoscopia e Toracoscopia; Neurocirugia e Cirurgia ortopédica e, ainda, Oncologia.

4 - Entre essas especialidades, pode explicar em que consiste a Laparoscopia e em que casos é aplicada?

A Laparoscopia permite realizar cirurgias de mínima invasão com recuperação muito rápida e pouco dolorosa, à semelhança do que se passa em Medicina Humana. Pode ser realizada numa cirurgia electiva, como a ovariohisterectomia (esterilização), gastropexia, bexiga, entre outras.

5 – E a inseminação artificial em cães, outros dos serviços que estão aptos a realizar, é frequente? Aconselhada para que raças?

É um serviço que realizamos com alguma frequência, em algumas raças especificas, como por exemplo o bulldog francês ou o buldog inglês, ou com animais que apresentem alguma patologia reprodutiva. A taxa de sucesso é bastante elevada.

6 - Que projetos têm para o futuro?

A criação de um Banco de Sangue e um Hotel para animais de companhia, com especial interesse em comportamento e treino animal, são as nossas próximas apostas.

7 - Uma última questão: com a chegada da Primavera, este mês, há algum cuidado especial com cães e gatos que os donos devam ter?

A chegada da Primavera é sinónimo de parasitas externos (pulgas e carraças). Embora se deva fazer uma prevenção durante todo o ano, na Primavera deveremos ter mais atenção a este aspeto, com a desparasitação necessária.