ENTREVISTA - Clínica Veterinária Dr. Pedro Reis Santos - Marinhais, Salvaterra de Magos 20.01.2016 Desde 2002 a cuidar dos animais de companhia de Marinhais, esta Clínica Veterinária já foi remodelada uma vez e tem mais novidades para 2016. Para além dos tratamentos habituais, conheça melhor as circunstâncias que motivam a realização de cirurgias ortopédicas, uma especialidade diferenciadora desta casa.

Entre os cuidados de saúde prestados pelo centro veterinário aos animais de companhia, há alguma especialidade que o Dr. Pedro Santos destaque?

Fazemos o que habitualmente as clínicas veterinárias fazem a 100%, desde vacinas, análises, raio-x e cirurgias. Entre estas, destaco uma mais específica, a cirurgia ortopédica, que estamos aptos a realizar.

Já entrámos no Inverno. Os problemas de ossos surgem mais nesta altura, fazendo com que essa seja uma cirurgia mais comum, estatisticamente, nesta fase do ano?

A maioria dos casos de cirurgia ortopédica surge por traumatismos e fraturas, que na verdade acontecem até mais a partir da primavera, porque os animais vão mais para a rua, arriscam mais, as cadelas e gatas têm o cio... Há, por isso, maior probabilidade de serem atropelados, originando essas situações que carecem de tratamento cirúrgico. No Inverno, a tendência é que se recolham mais em espaços abrigados e não se mexam tanto.

Claro que há casos que, pela idade dos animais, podem resultar na necessidade de cirurgias ortopédicas, mas isso acontece em qualquer altura do ano.

Como é constituída a vossa equipa e que horários praticam, incluindo de urgência?

Somos dois veterinários. A Clínica está em funcionamento entre as 10:30 e as 13:00, e entre as 15:30 e as 20:00 durante a semana. Aos sábados, entre as 10:00 e as 13:00 e entre as 15:00 e as 18:00. A urgência funciona por telefone, para a triagem. Um de nós está sempre de plantão.

Que balanço faz destes 14 anos de atividade?

Muito positivo. Marinhais é uma localidade tipicamente ribatejana, mas tem igualmente muitos habitantes de fim-de-semana e que trabalham em Lisboa. Nós temos uma localização central (mesmo em frente ao supermercado Intermarché) e os clientes estão fidelizados, sendo que estão sempre a aparecer novos donos e patudos.

Há algum projeto na manga para 2016?

Fizemos uma remodelação há cinco anos e, neste novo ano, vamos renovar o equipamento de análise. Aquele de que dispomos permite-nos trabalhar bem e com segurança. Mas a nossa aposta é acompanhar a inovação tecnológica, pelo que vamos integrar um equipamento mais recente.