ENTREVISTA - Consultório Veterinário Foz dos Orelhas 09.12.2015 O nome é irresistível e ajuda logo à empatia com os clientes, mal entram no Foz dos Orelhas. Começou por ser um sonho que se tornou realidade. E que cresceu. Consegue perceber onde fica? Este é um consultório, mas tem todos os serviços e equipamentos de uma clínica. Quando o sonho tem também os pés assentes na terra, há projetos que saem da gaveta: e, aqui, há mais duas novidades para o próximo ano. A Drª Daniela Calado levanta o véu...

Não há como não começar pelo nome do consultório. Foz dos Orelhas é curioso, pode explicar como teve a ideia?

Sempre quis abrir um consultório fora das Caldas da Rainha. Sendo fora, todos iam associar a localização à Foz do Arelho. Foz dos Orelhas é uma analogia com o nome da vila. É um porto de chegada de todas as orelhas (risos).

E a reação dos clientes?

A designação foi, de facto, logo um motivo para causar empatia, para quebrar o gelo. É um nome patusco, toda a gente gosta muito.

Quando nasceu então o Foz dos Orelhas? E como cresceu o projeto?

Nasceu a 2 de março de 2013. Abriu como consultório, porque na altura a minha ideia era o funcionamento ser apenas ao final da tarde. Entretanto, surgiu uma colega que eu até nem conhecia na altura, e que estava desempregada. Veio oferecer-se para trabalhar comigo. Inicialmente disse que não, mas depois, por várias conversas, chegou-se a bom porto e começámos a trabalhar juntas. Daí que se tenha pensado num horário mais alargado: primeiro só da parte da tarde; felizmente, passado muito pouco tempo, esse período era insuficiente para satisfazer as necessidades dos clientes.

Qual é o horário agora? A equipa é constituída pelas mesmas pessoas?

Quando a colega foi fazer uma pós-graduação para fora do país, os clientes já estavam habituados a um horário mais alargado. Mantivemos o funcionamento com o veterinário João Xavier da Silva, que conheço desde os 5 anos de idade. Ele estava a acabar o curso na altura. Tinha estagiado comigo numa outra clínica onde trabalhei. A equipa agora somos nós os dois. Não temos auxiliar permanente. E o horário é entre as 10:00 e as 20:00.

Como funciona o serviço de urgência?

Fora desse horário de funcionamento estipulado, está sempre um de nós de prevenção. Não lhe posso dizer que garantimos todo e qualquer tipo de urgência, mas toda e qualquer chamada é atendida a qualquer hora do dia e da noite e, se tivermos condições humanas e técnicas para satisfazer o pedido, resolvemos no consultório. Quando assim não é, entramos em contacto com um colega de referência. Como costumo dizer, a pessoa e o seu animal de companhia nunca ficam desamparados.

Que serviços do consultório destaca?

O Foz dos Orelhas está licenciado como consultório, mas ficou logo construído e equipado com tudo o que fosse necessário para um dia ser uma clínica: receção, sala de cirurgia, sala de raio-x, sala de laboratório para exames complementares de diagnóstico. Designa-se consultório, mas presta todos os serviços de uma clínica: consultas externas, raio-x, cirurgia, exames complementares de diagnóstico, ecografia...

Estão quase a completar três anos de vida. Vão brindar os clientes com alguma novidade?

Temos um grande projeto: um hotel para cães e gatos. Gostava que fosse inaugurado precisamente pelo terceiro aniversário da clínica. Portanto, em março de 2016. O consultório insere-se numa quinta e o hotel será dentro dessa mesma quinta. E ainda há outro projeto em vista: um serviço de banhos, também concentrado no mesmo espaço.