Clínica Veterinária do Dão - SerraVet, Nelas 17.11.2015 As instalações e a localização da SerraVet, a Clínica Veterinária do Dão, são um cartão de visita para uma empresa com história e que evolui na sua história, sempre ligada à inovação. Com uma equipa de 10 pessoas, para além da clínica, há o consultório. A proximidade com os clientes é compatível com serviços diversificados. E, já agora, costuma olhar para os dentes do seu animal de companhia? O diretor clínico, Dr. Fernando Esteves, explica também a importância desse hábito...

Tudo começou em 1996. São quase 20 anos de história. Pode contar-nos?

Sim, a nossa história inicia-se com a abertura de um pequeno consultório em Oliveira do Hospital que, lá está, perdura até hoje. Em 2004, surge a pequena clínica em Nelas. No ano passado, em 2014, construímos um edifício de raiz, que é onde agora nos encontramos. Um espaço próprio, pensado e concebido para aquilo que serve. Mantemos o consultório e temos esta clínica. As antigas instalações da clínica inicial foram reaproveitadas, com uma PetShop. Temos uma equipa de 10 pessoas: cinco veterinários e cinco enfermeiros(as).

Estão localizados perto de Viseu. Os vossos clientes ultrapassam o concelho de Nelas?

Felizmente, de facto, sim. Abrange uma área superior ao concelho de Nelas propriamente dito. E temos clientes de Viseu, embora saibamos que há oferta lá. Estamos no terreno há muitos anos e temos clientes fidelizados. É uma mais-valia.

Com 20 anos de história, para além das instalações os serviços também foram evoluindo?

Queremos ser sempre uma clínica junto à população, que pretende servir da melhor maneira possível: com medicina interna, uma boa rede de internamento, infecciosos e não infecciosos, meios de diagnóstico, análises clínicas, raio x, todo o tipo de cirurgia. As nossas instalações vieram permitir o desenvolvimento e a melhoria da qualidade dos serviços.

Odontologia é, como se pode constatar no vosso site, outra das especialidades. A partir de que idade é que pode ser necessário um controlo redobrado por parte dos donos na observação dos dentes dos seus animais de companhia e prevenção de problemas de saúde a este nível?

A nossa preocupação vai ao encontro daquilo que é a vontade dos donos, e cada vez mais nota-se que estão sensibilizados. A preocupação com os dentes começa desde o início, deve ser para toda a vida. A saúde dental é um processo contínuo. Sabemos que é fácil falar em higiene diária, mas raramente os donos têm esse cuidado diário. O importante é que regularmente olhem para a boca do seu animal, com olhos de ver, e tenham um conjunto de procedimentos higiénicos, como a lavagem, mas sobretudo a observação e procurar os nossos serviços. Depois, claro, uma boa alimentação, porque sem ela não há uma boa saúde dentária.

Com a clínica maior, até têm um gabinete de apoio ao agricultor. Como funciona?

A SerraVet tem também uma vertente de assistência aos animais de produção, com duas brigadas no terreno que só fazem grandes animais. Temos suporte ao diagnóstico no campo. E o gabinete é um serviço de apoio, informação. E, mais do que domicílios, o que fazemos é o transporte dos animais para as nossas instalações que é requisitado sobretudo por uma questão de comodidade.