Entrevista com a Drª Sofia Nascimento, da Vet R'in Área – Centro de Atendimento e Cirurgia Médico Veterinária 06.05.2015 A Vet R'In Área tem, para além do toque original no nome, uma equipa especializada e técnicas inovadoras, como a cirurgia ortopédica ou a cirurgia de mínima invasão. Um dos lemas que a caracterizam é não estar fechada sobre si própria: esta clínica formenta parcerias locais e regionais com outros centros veterinários, porque acredita que uma resposta em parceria melhora a qualidade dos serviços aos nossos animais de companhia. E há outros projetos em cima da mesa... A Drª Sofia Nascimento conta (quase) tudo.

Há duas áreas onde a Vet R'In Área se destaca na região de Setúbal: a cirurgia ortopédica e a cirurgia de mínima invasão. Pode explicar, grosso modo, em que consistem?


São especialidades às quais nos dedicamos sempre. Temos um cirurgião ortopédico e um responsável pela mínima invasão que são colaboradores da empresa.

A cirurgia ortopédica serve, por exemplo, para tratar fraturas, permitindo dar uma resposta imediata a situações como quedas ou atropelamentos.

A cirurgia de mínima invasão permite atuar sem ter de efetuar cortes no animal. É uma cirurgia que implica apenas três furinhos, uma óptica e duas pinças, tal como acontece com a técnica humana, sem praticamente dor alguma para o animal.

Que outras vantagens oferece, para além da minimização da dor?

A cirurgia de mínima invasão também não mexe muito nos órgãos – uma vez que a pinça e a óptica vão à procura do sítio preciso - e permite um menor tempo de recuperação, bem como uma qualidade superior nessa mesma recuperação.
É uma técnica muito aplicada nas cirurgias de esterilização de cadelas, com muitas vantagens para as cadelas de médio e grande porte. Também nas endoscopias é uma mais-valia, já que permite retirar corpos estranhos (como quando o animal come uma bola, um fio ou outra coisa), sem ter de fazer qualquer corte no corpo do animal.

Como funciona o serviço de urgência?

É um pouco exclusivo para os nossos clientes. Não estamos abertos 24 horas por dias, mas estamos sempre disponíveis, primeiro por contacto telefónico no caso dos episódios de urgência. Qualquer questão poderá ser tratada, em noites, feriados e fins-de-semana, sem problema.

Pode apresentar-nos a equipa da Vet R’In Área e dizer-nos como funciona? Qual o vosso lema?

Somos quatro médicos veterinários, uma enfermeira e três auxiliares. Procuramos não estar fechados sobre nós próprios e outra área que estamos a desenvolver com sucesso é precisamente parcerias com outros centros veterinários.

A nossa capacidade instalada é grande, quer em termos de equipamentos, instalações, internamento e hospitalização. Os nossos serviços de raio-x, cirurgia, endoscopia, por exemplo, seja em clínicas veterinárias mais pequenas, seja para colegas que trabalham mais no campo, mas também prestam serviços a outros animais de companhia. Nós, por exemplo, não atendemos animais exóticos na nossa clínica, mas reencaminhamos para outros colegas. Gostamos de explorar estas sinergias.

Uma equipa multidisciplinar entre clínicas diferentes?

O mais importante é termos médicos de qualidade, que devem evoluir não no sentido do médico faz tudo, mas sim dar uma resposta em equipa que satisfaz melhor o mercado, com a especialização e a capacitação de cada um. É o que estamos a fazer na zona de Setúbal, Pinhal Novo e Palmela.

O vosso site www.vetrinarea.pt tem uma lista de perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes que os donos têm em relação aos seus animais de companhia. É por aí que vão investindo na comunicação com os clientes?

Sim e não só. Temos um serviço de pré-marcação de consultas online, que funciona para agendamentos com tempo. E temos um blog, que já existe mas é um dos projetos ao qual queremos conferir mais ritmo este ano, iniciando uma comunicação mais direta com os clientes. Pretendemos criar, também, newsletters periódicas. Talvez mais a partir do terceiro trimestre deste ano. Estamos a preparar os conteúdos.