Dicas & Utilidades - As Nossas Raças - Os Dalmatas 01.10.2012 Os dálmatas: A simpatia e vivacidade aliadas a esta raça fazem do Dálmata um cão apreciado por todo o mundo. O Dálmata é hoje em dia, um cão de companhia, que se destaca pela sua fidelidade ao dono.

Alguns consideram o Dálmata um cão de origem dinamarquesa, o que justificaria o nome, adotado em alguns países como 'pequeno dinamarquês'. É, de facto, uma raça muito difundida, ainda hoje, na Dinamarca. Houve uma época em que o Dálmata era muito utilizado também como cão de caça, pois é dotado de um impressionante olfato. O Dálmata é também considerado um excelente cão de guarda, embora seja quieto e só ladra quando realmente necessário.

Este é sem dúvida um cão muito activo e musculado, o tamanho dos cães machos varia entre 55 e 60 cm. As femeas medem entre 50 e 55 cm. O peso médio para os cães machos é de 25 kg, enquanto as femeas pesam cerca de 22,5 kg. Uma das características mais marcantes dos dálmatas é a cor, são sempre brancos com machas pretas ou castanhas.

Algumas curiosidades desta raça:
- Os Dálmatas ficaram conhecidos por todo o mundo após o lançamento do filme animado "101 Dálmatas" pela Disney, em 1961. Este filme está entre os filmes mais vistos da história do cinema;
- A média de vida do dálmata é de 13 anos;
- Possuem o faro desenvolvido, pois fazem parte da família de cães com a mesma característica;
- Com os donos e pessoas conhecidas apresentam um comportamento tranquilo;