Entrevista com a Drª Isabel Neves, da Clínica Veterinária de Albergaria 03.04.2015 Um trabalho de proximidade, com 22 anos de história. Em Albergaria-a-Velha, esta clínica foi construída de raiz, em 1993, pela Drª Isabel Neves, portuguesa de gema, com sotaque da Venezuela, onde também viveu. Conheça mais de perto os serviços que pode aqui encontrar e, já que a Primavera chegou, saiba um pouco mais sobre as alergias que afetam os nossos animais de companhia.

A Clínica Veterinária de Albergaria é um projeto com mais de duas décadas. Como surgiu o negócio?

Sou filha de portugueses e regressei da Venezuela em 1990. Fiz a equivalência de Medicina Veterinária em Lisboa. Em 1993, construí de raiz esta clínica, onde trabalho com uma enfermeira.

Quais os serviços que disponibilizam?

Somos uma clínica pequena, mas de cidade, generalista. Cuidamos de cães e gatos, sobretudo. Para além das consultas de rotina, vacinação, desparasitação, colocação de microchip, análises clínicas, internamento e cirurgias, temos raio-x digital. É uma mais-valia.

Pode explicar em que consiste?

É um raio-x que tem um digitalizador computadorizado que nos permite aumentar, diminuir e melhorar a imagem que temos. Podemos trabalhá-la e chegar a conclusões mais certeiras.

Quais são os vossos horários e como funciona o serviço de urgência?

A clínica, no geral, funciona por marcação. O horário durante a semana é das 10h às 19:30. Ao sábado, entre as 10h e as 13h. Sempre que há uma urgência, os clientes contactam-nos por telefone.

A clínica também está no Facebook. É uma plataforma que alimenta essa proximidade com os clientes?

Sim, permite-nos dar informações, partilhar vídeos explicativos, dar conselhos aos donos para potenciarem o bem-estar dos seus animais de companhia. E também colocá-los a par das campanhas em curso.

Por falar em conselhos, agora que chegou a Primavera, há cuidados especiais a ter com cães e gatos? Eles também têm alergias?

Têm alergias como os humanos. Nesta altura é quando elas começam. Há tratamentos específicos e, claro, os veterinários podem ajudar. Entre champoos, medicamentos e rações, há de tudo para a variedade de alergias, que é muito grande: desde pulgas, ervas, pólens, comida...

No que toca a alergias de pele, não há muita diferença entre cães e gatos. Quanto ao resto, provavelmente o cão é mais alérgico do que o gato, mas há muitas alergias similares.

Algum desafio na manga para este ano?

Vamos ampliar um pouco as instalações. Estamos nesse processo, durante este trimestre. Quanto ao equipamento, já está atualizado e é moderno.