Entrevista: Breed - Serviços para Animais de Companhia, com o diretor de operações, Filipe Barroso Alves 03.02.2015 A Breed é um dos maiores grupos de clínicas e serviços veterinários do país. Com presença em Marco de Canaveses, Santa Maria da Feira, Lixa (Felgueiras) e Paredes, tem muitos clientes na região do Porto. Para além das três clínicas veterinárias, o Breed Hospital Veterinário é o coração atual do negócio, complementado, ainda, por um hotel para cães, gatos e animais exóticos e por várias lojas especializadas em animais de companhia. No site www.breed.pt, podemos conhecer, em pormenor, toda a equipa de 28 pessoas que dão a cara e o profissionalismo para promover o bem-estar dos nossos amiguinhos de quatro patas.

Tudo começou em 1998. Já lá vão quase 17 anos. Pode contar-nos qual o caminho que a Breed foi traçando até ser um dos maiores grupos veterinários do país?
A Breed começou como uma petshop, nessa altura. Em 1999, avançámos para a reconversão da Casa de Vila Meã - Lugar de Quires em hotel de cães e gatos. Em 2002, inaugurámos a primeira clínica, em Marco de Canaveses. De lá para cá, o negócio principal tornou-se a veterinária. Abrimos em Felgueiras no verão de 2007. Foi um caso de sucesso, com a implementação de sinergias no grupo. Adquirimos, um ano depois, a Clínica Veterinária de Santa Maria da Feira, que foi alvo de uma reformulação.
 
O Breed Hospital Veterinário foi a aposta mais recente... Era um sonho antigo?
Nosso e para aquela região. Adquirimos a CAMV Quinta Zoo, em Paredes, em novembro 2013, fechámo-la e ao lado, edificámos de raiz o Hospital, em funcionamento desde abril de 2014. Neste momento, é o coração do negócio, dada dimensão e número de recursos.

Quantas pessoas fazem parte da equipa Breed e que atividades desenvolvem?
Temos engenheiros zootécnicos, médicos veterinários, enfermeiros, pessoal auxiliar, pessoal que está à frente do balcão das lojas... Ao todo,  ao dia de hoje, somos 28. Devemos ser a quarta organização que opera no ramo da veterinária, em Portugal, em termos de dimensão.

E no que toca a especialidades e equipamentos, os clientes podem encontrar tudo em todas as clínicas?
Temos análises em todas as clínicas, raio-x digital em todas as clínicas, ecografia em todas as clínicas... Neste momento, o único serviço que fazemos fora é o TAC. De resto, todos os outros, desde ortopedia, endoscopia, análises (excetuando algumas de cariz mais específico), temos todos os recursos e meios para fazer tudo dentro da Breed. Em situações clínicas mais complicadas, as parcerias colocam-se naturalmente. Mas, grosso modo, é tudo feito internamente. Temos forma de dar resposta.

E o serviço de urgência? Funciona da mesma maneira em todo o grupo?
24 horas por dia, 365 dias por ano. A única diferença é que, no Hospital, a urgência é sempre presencial. Se o cliente vai lá às 3 horas da manhã, tem sempre médico para o atender. Isso é ponto de honra. Nas clínicas, os serviços de urgência funcionam por telefone e os nossos colaboradores deslocam-se até à clínica. Os clientes que vivem mais próximos do hospital, são reencaminhados para lá, sempre que se justifica, para evitar esperas.
 
Outros serviços de que a Breed dispõe são os domicílios e a loja online. Que balanço faz?
Sim. Os domicílios, na zona onde operamos, são muito requisitados, porque há muita gente com quintas e animais de grande porte. Evitam retirá-los do seu espaço e toda a logística de transporte. Tudo o que tem que ver com vacinas, desparasitações ou aplicação do microchip, pode ser feito em casa. Tudo o que ultrapasse isso, a clínica ou o hospital são os melhores locais.  A loja online funciona bastante bem. Já as consultas online são residuais. Normalmente, o e-mail é utilizado para um pedido de informação mais genérico. A regra é sempre a observação presencial.

Voltando ao Hotel para animais, é um espaço com história. E a Breed escreveu ali a sua própria história... Não é assim?
As infra-estruturas da Casa de Vila Meã, datada de 1853, serviam de abrigo a variadíssimas espécies pecuárias. Era, portanto, uma quinta que reconvertemos em 2009. O projeto foi muito bem conseguido. Os animais têm muito espaço para brincarem e passearem. Ao mesmo tempo, não é demasiado grande. A atmosfera é bastante familiar. No máximo, temos 35 animais ao mesmo tempo. Acima de tudo, permite que os clientes deixem os seus animais em segurança. Temos um tratador durante o ano todo. Na altura do verão, a equipa é reforçada. Fazemos, ainda, muito transporte dos animais que fazem estadia no hotel. A maioria dos clientes é do Porto. É muito frequente ir buscar o animal a casa antes de eles irem de férias e entregá-lo no dia em que regressam.

Já entrámos em 2015. Quais os planos da Breed para este ano?
O que vamos fazer em termos de investimento é uma obra de requalificação numa das clínicas, algo antiga: a Breed Clínica Veterinária da Lixa. Vamos melhorar, não em termos de meios de diagnóstico ou de recursos, porque temos tudo, mas em termos de envolvência e conforto. Vamos dar-lhe um toque ainda mais Breed. Para além disso, já em fevereiro vamos inaugurar um unidade de SPA para cães e gatos na Breed - Clínica Veterinária de Santa Maria da Feira, o primeiro espaço do género naquela região.