Dicas & Utilidades - Cuidados a ter com as orelhas dos seus bichanos 29.11.2012 As orelhas dos animais são tão sensíveis quanto as dos humanos e os cuidados durante o processo de higienização é um dos fatores importantes para manter a saúde e bem-estar, especialmente evitando inflamações.

A otite é um problema que tem diversas causas, podendo estar relacionado com a limpeza das orelhas dos animais. Apesar de ser mais comum em cães, pela quantidade de banhos e formatos das orelhas, a otite também atinge os gatos.

Essa inflamação causa dores nos cães e gatos e, quando não é bem tratada, pode evoluir para a perda da audição dos animais. Cães com orelhas caídas ou com excesso de pelos estão mais propensos a terem a inflamação, o que pode causar muito desconforto.

A higienização é sempre importante, mas deve ser feita da forma correta, sendo que se deve evitar que o jato de água atinja o canal auditivo. A orelha também precisa ser muito bem seca após o banho. Isto porque a humidade propicia o desenvolvimento da otite e facilita a proliferação de microrganismos, como as bactérias, os fungos e os parasitas.

A observação do comportamento dos animais pode ser um pré-diagnóstico.  A dica é que os donos devem reparar nos sinais dos seus animais para que recebam os tratamentos adequados o quanto antes.

Quando há um início de otite, cães e gatos abanam muito a cabeça ou coçam exageradamente as orelhas.  Alguns apresentam secreções, vermelhidão e desenvolvem um odor mais forte do que o normal. Em casos muito graves, o animal pode apresentar desorientação e desequilíbrio.

O diagnóstico preciso sobre a inflamação deve ser dado apenas por um profissional veterinário. O importante é estar atento aos sinais e cuidar dos animais sempre que observar mudança de comportamento.  Isso gerará bem-estar, saúde e longevidade ao seu bichinho de estimação.