Primeiros Socorros 23.10.2012 Choques eléctricos

Não é raro acontecer cães e gatos, principalmente os filhotes, roerem fios eléctricos. Dependendo da intensidade da corrente e do tempo que o animal esteve ligado a ela, os danos podem ser desde um simples susto, até uma queimadura grave ou uma situação mais séria como uma paragem cardiorrespiratória.


O que fazer?

Se o animal levou um choque, mas não permaneceu ligado à corrente, verifique se a boca (interna e externamente) e a língua estão queimadas. A região pode estar escurecida ou acinzentada. No interior da boca e na língua não há muito a fazer. O animal, durante uns dias, terá relutância em comer. Ofereça-lhe alimentos líquidos e frios, como caldo de carne. Se a região externa da boca foi atingida, pode utilizar uma pomada antibiótica e cicatrizante.

Leve o animal ao veterinário. Animais com graves queimaduras na boca e que se recusam a comer e beber água, devem ser alimentados por via endovenosa, diariamente para não sofrerem desidratação. 

Se o animal levou o choque e permaneceu ligado ao fio, NÃO TOQUE NELE. Em primeiro ligar desligue a fonte elétrica. Verifique se o animal está consciente ou não. Se não estiver a respirar, faça respiração artificial. Se o coração estiver parado, faça massagem cardíaca.  Assim que regressarem os sinais vitais, leve o animal ao veterinário.


Respiração Artificial

Com a sua mão, feche a boca do animal segurando firmemente o focinho. Eleve a cabeça do animal e encoste a boca no focinho dele (pode usar um lenço fino para evitar o contato direto). Sopre para dentro das narinas até sentir que o peito do animal se eleva. Deite a cabeça do animal e pressione o peito dele delicadamente para que o ar saia. Em 1 minuto, repita o procedimento 8 a 10 vezes. Verifique se o animal volta a respirar. Continue a respiração artificial, caso ele ainda não esteja respirando. Alterne o procedimento com outra pessoa quando você se cansar.


Massagem Cardiaca

Coloque as duas mãos sobre o coração do animal. Faça pressão firme e rápida sobre a região e solte, como se estivesse bombeando. Deve pressionar rápido e soltar, uma vez por segundo.

No caso de gatos e cães pequenos, use as pontas dos dedos para pressionar o coração. Massaje por 30 segundos (30 pressões) e observe se os batimentos cardíacos voltam.   Continue o procedimento a caminho do veterinário, se o coração não voltar a bater. 

No caso de uma paragem cardiorrespiratória, faça massagem cardíaca e respiração artificial conjuntamente (faça uma sequência de 5 ou 6 pressões sobre o coração, intercalada por uma respiração).