Dicas e Utilidades - As janelas são sempre um perigo para os gatos de apartamento 13.09.2012 Eles adoram ver o movimento da rua e se distraem facilmente com pássaros e borboletas voando. Também gostam de dormir ao sol aproveitando o ar fresco que vem de fora.

Em ambas as situações,  podem perder o equilíbrio e cair. Isso dá aos gatos a fama de "suicidas", dada por pessoas que desconhecem o instinto do animal. O instinto de caça dos felinos, aliado ao seu desconhecimento de que a casa está "acima do nível da rua", leva muitos destes acidentes a serem fatais.

É importante lembrar que quando o gato está de olho na rua,  é porque já está com vontade de ir para lá. A sua curiosidade é tão grande que nesse momento não existe segundo, terceiro, ou vigésimo andar - ele simplesmente vê que o movimento está perto dele e por isso é fácil ir atrás. É erróneo o julgamento de que ele assume riscos ao "pular", como se fosse algo consciente. Uma queda até ao 3° andar trará, muito provavelmente, fraturas. Mais acima é fatal. Por isso, é extremamente necessário que as pessoas ponham protecção em todas as janelas do apartamento com uma tela de rede. O procedimento é rápido e não é caro!