Afinal é bom ter vida de Cão 13.10.2011 A Chegada a Casa
 
Chegou o grande momento por que toda a família esperava: o novo amiguinho chegou a casa. É natural que surjam também algumas preocupações: o que fazer? Será que está tudo em condições para o receber?

Estas são perguntas que, de antemão, já devem estar solucionadas, porque não se tem um animal de companhia por ter, sem preparação: à hora da chegada, a casa já deverá estar «equipada».

A família deve receber o pequeno amigo o mais naturalmente possível para que ele não estranhe muito o ambiente. Não se sinta frustrado se o seu animal de companhia parecer assustado ou algo confuso na chegada a casa. Não se esqueça que ele acabou de separar da mãe e da ninhada ou dos antigos donos e do espaço onde passou parte da sua vida.

Por isso, é muito importante que as primeiras horas, os primeiros dias ao lado da nova família sejam de plena integração e harmonia. O fundamental é o carinho e o amor que lhe demonstrar: ele vai certamente perceber que tem na sua família a melhor companhia.

Se tiver um cachorro, o período que vai das 5 às 12 semanas é fundamental para que ele aprenda a socializar. Trata-se de um processo de aprendizagem de como comunicar, como e quando obedecer e de apurar os sentidos, sobretudo o olfactivo.

O primeiro passeio à rua é um dos primeiros testes. E deve acontecer só duas ou três horas depois de o cachorro ter comido, para que a ansiedade habitual causada por um «Vamos à rua?» não provoque problemas de digestão, sobretudo neste primeiro passeio exploratório com o novo dono.

O seu novo amigo precisa de conhecer o ambiente que o rodeia, se possível de durante o dia. Por isso, o primeiro passeio deve ser feito à luz do dia, com claridade, para que ele possa explorar o terreno sem desconfianças.

Com o passar dos dias, os passeios frequentes podem também funcionar como momentos de aprendizagem, não só para perceberem onde podem aliviar as suas necessidades, mas também para exercitarem alguns exercícios de destreza: apanhar uma bola ou um boneco, correr, entre outras actividades.
 
Na próxima edição vamos falar sobre a “Juventude” e a “Vida Adulta” dele , não perca!!