Algumas Dicas de Sucesso para Caminhadas 30.08.2011 Algumas Dicas de Sucesso para Caminhadas

1. Em época de calor a caminhada deve ser feita no período da manhã ou ao final da tarde, quando o calor é menos intenso.

2. Os Cães não libertam calor da mesma forma que nós. Eles não transpiram pela pele, fazem-no através da língua e também pelo focinho e “almofadinhas” das patas. Não associe a língua de fora a cansaço do animal! Pode simplesmente estar com calor. Se verificar que o seu animal está ofegante e a respirar muito intensamente, faça uma pausa e dê-lhe água fresca, para que ele possa recuperar as energias e continuar a caminhada.

3. Numa Caminhada deve adoptar uma postura mais séria do que a usual num simples passeio. Utilize comandos mais firmes para que ele possa acompanhar todo o percurso.

4. As paragens do seu cão podem ser comuns, contudo para manter um ritmo adequado deverá evitar paragens desnecessárias. Um ritmo irregular poderá prejudicar a sua resistência.

5. Recorde-se que nas caminhadas costumam participar outros animais, crianças e idosos. Fique atento para evitar acidentes, deve usar sempre os equipamentos de segurança – como coleiras e açaime sempre que tal se justifique.

6.  Deverá colocar protector solar nas zonas mais sensíveis, como o focinho e as orelhas.

7. Respeitar as normas cívicas é importante, como tal recolha as fezes do seu animal.

8. Para garantir o bem-estar do seu melhor amigo, é importante garantir a sua hidratação. O modo mais prático de o fazer é levar consigo um bebedouro portátil para que ele possa beber água confortavelmente durante o percurso.

9. Fique atento com a forma de o conduzir – Na estrada o modo mais seguro de um pião circular é no sentido contrário ao dos veículos e o seu animal deverá estar à sua esquerda. Para isso segure a trela de maneira firme, situando-a do seu lado esquerdo, e mantenha uma postura erecta. As trelas extensíveis só devem ser utilizadas quando o cão estiver habituado à prática de caminhada.

10. Após a caminhada terminar recompense o cão com um petisco canino para premiar o seu bom comportamento.