Dicas & Utilidades: Como escolher um Gato 11.05.2011 Os gatos são sedutores por natureza e, por isso, não é fácil escolher um. O seu ar misterioso, auto-confiante e altivo torna-os ainda mais incríveis. Mas o leque de qualidades não se fica por aqui.

Em termos de estrutura são bastante flexíveis, ágeis e robustos; ligeireza e equilíbrio são outras das características físicas dos felinos.

Quanto ao comportamento, são sempre autênticos nas suas acções, já que agem sempre de acordo com os seus sentimentos e não têm medo de mostrar que não gostam de alguma coisa. Cheios de vitalidade, escondem-se nos sítios mais inusitados, seja para brincar, seja porque estão com medo de algo ou de alguém.

Embora sejam óptimos animais de companhia dentro de casa, exercício é fundamental para porem todos os músculos a mexer, no sentido de não perderem as suas qualidades físicas inatas. Cabe aos donos promover estímulos que exercitem as suas capacidades. Mas atenção, os gatos só fazem exercício quando bem entendem. Os brinquedos e as construções próprias para as actividades desportivas dos felinos são uma óptima estratégia para terem sempre à sua disposição.

Apesar de ser verdade que os gatos cuidam bem deles próprios, também precisam dos cuidados dos seus donos. Em família, as próprias crianças podem dar uma ajuda. Até porque esta constitui uma oportunidade para elas próprias lidarem com a responsabilidade de tomar conta do novo amigo de quatro patas, alimentando-o, tratando da sua higiene e exercícios físicos. Desenvolverão valores como a paciência e o auto-controlo.

Antes de decidir qual é o seu gato de eleição, converse com um veterinário que irá aconselhá-lo e esclarecer-lhe todas as dúvidas. Se já é mestre nestas andanças por ter gatos lá por casa, é preciso prudência ao trazer um novo membro para o mesmo ambiente.

Se quer um gato saudável e resistente, normalmente os gatos de rua são os mais fortes, porque sobreviveram sem alguns cuidados e ganharam defesas. Lá está, a adopção é sempre a melhor escolha!

Mas porquê adoptar um gato?

Viu um num sofá de um amigo aninhado ao seu colo e pareceu-lhe uma experiência super carinhosa e relaxante? Ou está sozinho em casa e gostava de ter uma companhia? Ou quer ainda uma companhia para os seus filhos?

Estão são algumas das muitas perguntas que não podem ter como resultado a adopção de um animal por mero impulso. Muitas vezes esse comportamento traduz-se em frustração, até porque, lembre-se, os gatos têm uma personalidade muito vincada e são muito independentes. São mais eles a ditar as regras do jogo e não é de uma hora para a outra que passam a fazer tudo o que os donos querem.

Se quer adoptar um gato reflicta primeiro se tem:

- Espaço suficiente em casa?
- Disponibilidade para garantir as suas necessidades básicas? Isto é, comida, ambiente seguro, esterilização ou castração, vacinação, idas frequentes ao médico ou tratamentos de emergência;
Disponibilidade financeira? Ter um gato implica alguns gastos de logística (cama, caixa, areia, brinquedos) e «manutenção» (gastos alimentares, saúde);
-  Sabe quais são as tarefas diárias? Alimentação, limpeza da areia e escovagem (se a bola de pêlo estiver inserida numa família, nada como dividir as tarefas por todos); as crianças também podem participar e, desta forma, aprendem a adoptar atitudes de responsabilidade. Mas os adultos devem sempre vigiar se as tarefas foram desempenhadas correctamente, não vá o gato ficar sem comer durante dias;
Tempo? Os gatos são mais donos do seu nariz, mas gostam de receber carinho e são muito sociáveis. Bastam 15 minutos por dia só de brincadeira para que a bola de pêlo tenha o dia ganho;
Estratégias anti-estragos? Arranhar coisas é com os gatos. Têm unhas sempre bem afiadas e, por isso, há que ter cuidado com o sofá ou com as cortinas lá de casa. Nada como oferecer um arranhador ao seu pequeno amigo e cortar-lhe as unhas regularmente para não haver problemas de maior;
Crianças em casa? Um gato pequenino é visto como um brinquedo em movimento para as crianças que ficam facilmente fascinadas com a beleza e a doçura destes bichinhos. Mas cuidado com os arranhões do felino que, ainda que por brincadeira, podem aleijar a sério. Deve ensinar o seu filho a lidar com o gato, respeitando o seu espaço. Se quer jogar pelo seguro, pode escolher um gato adulto que certamente já saberá tolerar as brincadeiras dos miúdos.