Abandono de Animais em Portugal 01.06.2010 O número de animais abandonados em Portugal está aumentar, saiba mais.

A falta de fiscalização e incumprimento da lei, que obriga à identificação com “Microchip”, explicam esta tendência.
Segundo notícia publicada no DN, entre o período de 2006 e 2009 foram resgatados à rua 37 365 animais. Fora deste número estão todas as recolhas feitas pelas várias associações de Protecção Animal e particulares. Segundo a Direcção Geral de Veterinária (DGV), entre 2006 e 2009 o número de cães e gatos recolhidos pelos municípios aumentou em dez mil.

Alergias, férias, o nascimento de um filho, problemas de comportamento, mau desempenho na caça e dificuldades económicas são os vários motivos que levam os donos a abandonar os animais de companhia. No entanto uma das explicações para a subida dos abandonos é a falta de fiscalização das autoridades. Um problema justificado pela presidente da Associação de Médicos Veterinários Inspectores Sanitários, com "a falta de recursos humanos".
Desde Julho de 2008, todos os animais que nascem têm que ter identificação electrónica, mas a legislação não é cumprida, dizem os veterinários, o que dificulta a identificação dos animais abandonados e dos donos.

Em Portugal, o abandono de animais não é considerado crime, mas sim “uma infracção” sujeita a contra-ordenação. As coimas variam de um mínimo de 500 aum máximo de 3740 euros.

Só é possível autuar o dono do Animal se se conseguir identicá-lo, para tal é necessário o animal possuir microchip, sem o mesmo existe liberdade por parte dos donos dos animais de companhia de tomarem a decisão de abandonar sem serem penalizados.
Para os veterinários, o combate ao abandono passa pelo aumento da fiscalização, da educação dos donos e uma melhor articulação entre instituições e Governo.
"Temos uma equipa empenhada em criar mecanismos para minimizar este problema, com a motivação do poder central e local e motivação da adopção e educação nas escolas", disse ao DN Laurentina Pedroso, bastonária da Ordem dos Veterinários.