Como escolher um Animal de Companhia 09.02.2011 Ter um animal de companhia a correr pela casa é divertido, mas acarreta também grandes responsabilidades. A adopção de um novo membro para a família, porque é disso que se trata, implica um rol de rotinas e de cuidados. Mas que valem sempre a pena, porque o amor de um amigo de quatro patas é verdadeiro e incondicional. E, como se não bastasse, vários estudos mostram que quem lida com animais é mais saudável e sofre menos de stress. Só boas razões para ter um!

Mas, como escolher um animal de companhia?
Antes de tomar uma decisão, nada como se informar: tente saber tudo sobre as características e as necessidades da espécie/raça que à partida parece encaixar nas suas preferências.
E não se esqueça que o cão ou o gato que mais lhe agrada pode não se coadunar com o seu temperamento ou com o seu estilo de vida. Mais: os animais envelhecem a um ritmo mais acelerado do que os humanos, mas se toma a decisão de ter um, saiba qual é o tempo médio de vida do seu novo amigo, porque vai assumir um compromisso com ele para toda a vida. Ele merece um dono presente.
O seu novo cão, gato ou outro bichinho de estimação vem fazer parte da sua família. Por isso, é imprescindível que todas as pessoas que com ele vão conviver diariamente dêem o seu aval ao novo membro e que ajudem, sempre que necessário, nos cuidados a ter com ele: tanto para o educar, como para o alimentar ou passear. Importante também é saber se há alguém alérgico a animais lá por casa. Tudo para que o seu animal de companhia entre naturalmente para uma família à espera de um novo amigo.

Adopção: o caminho mais fácil e mais solidário
Há centenas e centenas de animais carentes e abandonados à procura de um dono e de um lar. Não precisa de ir muito longe para encontrar cães, gatos e outros animais com um olhar triste, mas que depressa abanam o rabo à espera de um mimo.
Os canis e gatis municipais, as associações de protecção dos animais são alguns dos locais onde pode encontrar cães e gatos saudáveis para adopção. Muitos daqueles que são rejeitados acabam abatidos, porque os canis e gatis estão lotados. Você pode fazer algo por eles.