Entrevista ao Hospital Veterinário de Viseu SOS Animal, com a gerente Filomena Cunha e o diretor clínico Abel Fernandes 04.03.2014

O Hospital Veterinário de Viseu SOS Animal dedica-se aos animais de companhia, mas também a animais de produção e exóticos. Para além disso, abraça, no dia-a-dia, iniciativas de responsabilidade social como a formação em escolas, para que, desde pequenos, os miúdos se tornem graúdos conscientes dos cuidados a ter com os nossos amiguinhos de quatro patas.


A equipa do SOS Animal é composta por três médicos veterinários residentes. Como funciona o serviço de urgência?

Dr. Abel Fernandes (AF) : A nossa maior valência - para além das áreas de interesse, que vão desde a medicina interna, ortopedia, oncologia, oftalmologia, espécies pecuárias, reprodução, técnicas complementares de diagnóstico, entre outras - é precisamente o facto de termos um serviço 24 horas, permanente. Os nossos clientes não precisam de telefonar para saber se estamos disponíveis. Estamos sempre de portas abertas, com profissionais de plantão.

Os donos têm revelado sensibilidade para soluções terapêuticas que possam ser mais dispendiosas, mas que são mais eficazes?

AF: Procuramos sempre dar respostas rápidas e completas, fazer um diagnóstico definitivo e encontrar a melhor solução para o animal de companhia. Nota-se que, com a crise, as pessoas estão a demorar mais a tomar decisões. Às vezes protelam e acabam por, no final de contas, ter mais despesas, porque nessa altura já poderemos estar numa fase de tratamentos paliativos, por exemplo.

Através do SOS Animal, os cães podem frequentar a Dog School - escola de treino para cães. Como funciona?

 

Filomena Cunha (FC): Nós fazemos o reencaminhamento do cliente para essa escola, que é gerida por dois formadores nossos clientes, depois do devido aconselhamento.

Dedicam-se, ainda, a formar crianças para que sejam, desde pequenos, donos conscientes. Que tipo de iniciativas colocam em prática?

FC: Desenvolvemos atividades em escolas primárias e de segundo ciclo, nas quais pretendemos informar as crianças sobre os cuidados de saúde a ter com os animais de companhia. Também conversamos com os miúdos para os aconselhar a melhor lidar com os seus amiguinhos, lá em casa. Quase todas as crianças têm animais de estimação e aquelas que não têm lidam com frequência com animais de amigos ou de outros familiares.

Esta consciencialização inclui visitas ao Hospital Veterinário?

FC: Sim, sempre acompanhados pelo Dr. Abel. AF: Vêm conhecer o Hospital, como funcionam as máquinas e o internamento, com todos os cuidados de segurança.

Há algum cuidado especial que os donos devam ter com os seus animais de companhia neste mês de março, altura em que a Primavera está quase a começar?

FC: Sim. Nós vamos desenvolver, em março, uma iniciativa para incentivar a vacinação contra a Leishmaniose (é uma doença causada por um parasita - a Leishmania - transmitida através de picada do flebótomo, que pode revelar-se fatal para os cães e pode afetar os humanos. Os flebótomos são comuns nos países do Sul da Europa e Portugal é um dos países vulneráveis). Viseu é considerada uma zona especialmente endémica, sinalizada a vermelho, porque temos muita água e floresta. Daí que a prevenção é a melhor solução.